• pt-br

22
abr-2019

Olhares por dentro do brincar e jogar, atualizados no corpo em movimento

Ver e perceber o fenômeno do brincar e do jogar por meio de gestos espontâneos, potentes e belos das crianças. A partir disso, Renata Meirelles, Soraia Chung e Sandra Eckschmidt escreveram o artigo “Olhares por dentro do brincar e jogar, atualizados no corpo em movimento”, que você pode conferir aqui.

Foto: Renata Meirelles | Acervo: Território do Brincar

 

Baseado em experiências com crianças de diversas regiões do Brasil e de uma escola em uma comunidade na África do Sul, as educadoras se dedicaram a observar o lado sensível do ser humano a partir de gestos presentes no brincar.

O estudo divide-se em quatro subtítulos, que abordam diferentes recortes acerca da observação do brincar: Olhar X Perceber; Gestos espontâneos, potentes e belos; O tradicional, o jogo, a festa; Brincadeiras e mitos.

O intuito do estudo é trazer à tona o espontâneo das crianças como expressão de sua potência, além de mostrar como as ações das crianças no brincar refletem narrativas de manifestações culturais específicas de cada região e de suas respectivas visões de mundo.

Olhares por dentro do Brincar e Jogar, Meirelles, Eckschmidt, Saura

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec