abr-2019
Olhares por dentro do brincar e jogar, atualizados no corpo em movimento
Ver e perceber o fenômeno do brincar e do jogar por meio de gestos espontâneos, potentes e belos das crianças. A partir disso, Renata Meirelles, Soraia Chung e Sandra Eckschmidt escreveram o artigo “Olhares por dentro do brincar e jogar, atualizados no corpo em movimento”, que você pode conferir aqui.
Baseado em experiências com crianças de diversas regiões do Brasil e de uma escola em uma comunidade na África do Sul, as educadoras se dedicaram a observar o lado sensível do ser humano a partir de gestos presentes no brincar.
O estudo divide-se em quatro subtítulos, que abordam diferentes recortes acerca da observação do brincar: Olhar X Perceber; Gestos espontâneos, potentes e belos; O tradicional, o jogo, a festa; Brincadeiras e mitos.
O intuito do estudo é trazer à tona o espontâneo das crianças como expressão de sua potência, além de mostrar como as ações das crianças no brincar refletem narrativas de manifestações culturais específicas de cada região e de suas respectivas visões de mundo.
Olhares por dentro do Brincar e Jogar, Meirelles, Eckschmidt, Saura
. 11
Deixe uma resposta