• pt-br

30
ago-2014

Essa matéria pode ser lida no site da Praça Victor Civita ou a seguir:

30/08/2014

No período de 28 a 31 de agosto, a Praça Victor Civita recebe várias atrações, fazendo parte da  Virada Sustentável, movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que têm em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade.

Programação do dia 30 de agosto

Exposição Território do Brincar
Diariamente, das 9h às 19h, no Espaço Expositivo Térreo do Prédio do Incinerador

A exposição é um passeio pela geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras. Gestos que contam histórias, que constroem uma linguagem própria do brincar e nos apresentam a nós mesmos. Fruto da pesquisa do Projeto Território do Brincar, esta primeira exposição apresenta parte do material coletado e reflete uma maneira de olhar para a criança atual, através de vídeos, fotos, áudios e brinquedos.

O corpo que brinca é o nosso protagonista, serve como norte do olhar, um guia que nos faz aproximar das ações infantis. Mais do que um inventário de brinquedos e brincadeiras de diversas regiões brasileiras, a exposição se propõe a se aproximar de quem brinca e como se brinca.

Oficina “O Som que Vêm do Lixo” – Anunciação Rosa
10h às 12h – Deck 1

Há uma gama de possibilidades sonoras disponíveis em nosso lixo, possibilitando a sua transformação em sons, em músicas que integram pessoas e grupos com inventividade, envolvimento e consciência. O resgate da musicalidade é mais valioso se unido à preocupação com o meio ambiente. Dessa forma, colocamos a sucata como ferramenta indispensável para o estímulo da criatividade, despertando a consciência ambiental e de preservação do planeta. A oficina consiste em pesquisas sonoras através da manipulação e reaproveitamento de materiais descartados, agindo como multiplicadora de ideias e experiências.

Feira de Troca de Brinquedos – Instituto Alana
10h às 13h – Deck 2

A Feira de Troca de Brinquedos tem o objetivo de promover um momento de reflexão sobre o consumo, trocar diversos tipos de objetos e saberes e estimular o senso de comunidade. É uma forma de colocar em prática a economia solidária e o consumo colaborativo.

Brincadeiras de Quintal
10h30 às 12h e 14h às 15h30 – Deck 1

Brincadeiras de Quintal é um conceito inovador criado para levar aprendizado através da diversão. As atividades cultivam o brincar criativo como elemento fundamental para relação social e desenvolvimento integral da criança. Essa oficina é composta de brincadeiras diversas que sejam do interesse dos participantes. Por isso, os ludo-educadores ficam atentos ao grupo para então propor as atividades, e estas podem ser: jogos lúdicos, interação com corda e bambolês, jogos de equipe (pega-pega com bexiga, queimada, barra manteiga, pique-bandeira…), gincanas ou ainda outras possibilidades.

Banda Alana – Instituto Alana
12h – Palco da Praça Victor Civita

Formada por 40 músicos com idade entre 11 a 21 anos, a banda reúne moradores do Jardim Pantanal. O grupo conta com o patrocínio do Instituto Alana.

Oficina “Faça o seu Brinquedo” – Ateliê Maria Flor
12h30 às 14h30 – Deck 1

A criança tem a oportunidade de construir o seu próprio brinquedo com produtos reciclados, usando a imaginação e estimulando a criatividade. Serão diversas opções de diversão infantil, tais como: cai não cai, vai e vem, jogo da velha, dama bilboquê, entre outros. O objetivo é criar uma nova relação dos pequenos com os objetos que os rodeiam, mostrando como os objetos, que normalmente iriam para o lixo, podem ser reutilizados e transformados em momentos de alegria e descontração.

Cia Brasilidança – Instituto Alana
15h – Palco da Praça Victor Civita

O Projeto Cia Brasilidança, tem como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pelo Instituto Alana, de democratização da cultura, por meio de apresentações de dança e música. A Cia teve seu início em 2009 no Núcleo de Recreação e Cultura do Instituto Alana e é formada por 50 jovens do Jardim Pantanal, com idades entre 11 e 21 anos, que realizam os ensaios no contraperíodo escolar. Seu repertório é composto por samba, maracatu, caboclinho, gumboot dance, samba de roda, ritmos afro, coco, entre outros.

Contação de Histórias com Kiara Terra
16h às 18h – Palco da Praça Victor Civita

Kiara Terra é escritora e contadora de histórias. Há 15 anos criou o método de narração de histórias chamado a história aberta. São narrativas colaborativas que acontecem com participação do público. Escuta e técnicas de improvisação são os principais recursos desse modo de narrar histórias, que tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto na formação de professores como em espaços de mediação de obras de arte em  exposições. Atualmente viaja o Brasil formando educadores.

Cine na Praça: Tarja Branca – seguido de bate papo com o diretor Cacau Rohden
18h30 – Palco da Praça Victor Civita

Destacando a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta, Tarja Branca é um documentário que discorre com pluralidade sobre a ideia de que brincar é uma coisa séria e é urgente. Quando brincamos vivemos em plenitude e liberdade. Levanta-se a ideia, durante o filme, de que a cultura popular brasileira é uma segunda chance de vivermos a infância ou, melhor ainda, de nunca interrompê-la.

Com depoimentos de José Simão, Domingos Montagner, Wandi Doratiotto, Helder Vasconcellos, Alfredo Bell, Lydia Hortelio e do músico e dançarino Antônio Nóbrega, Tarja Branca apresenta o “santo remédio”, ou seja, a aceitação e reencontro com a criança que mora dentro de todos nós.  

*Arquibancada coberta com capacidade para 290 pessoas.


Este evento é gratuito.

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec