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22
maio-2019

Território do Brincar lança o documentário “Miradas”

O que o brincar livre e espontâneo das crianças nos revela? Como observá-lo de forma viva? Quais caminhos possíveis de olhar? Motivado por essas perguntas, o Território do Brincar convidou em 2018 oito pesquisadores que durante um ano realizaram um trabalho de observação do brincar livre de crianças em diferentes contextos. Parte do resultado desse processo é o filme Miradas que será lançado dia 3 de junho, no Itaú Cultural, em São Paulo. Após a exibição, haverá um bate-papo com os pesquisadores que participaram do filme. O evento é gratuito e conta com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

[Inscrições encerradas!]

Dirigido por Renata Meirelles e Sandra Eckschmidt, o documentário investiga os gestos, narrativas e paisagens do brincar de diferentes grupos infantis por meio da fenomenologia de Goethe. Esse percurso consiste em quatro passos e que, neste grupo, foram referenciados nos elementos da natureza: terra, água, ar e fogo. Ao apresentar esse processo, Miradas se revela como um convite a todos para olhar efetivamente para o que fazem as crianças e reconhecer as potencialidades infantis.

Lançamento do filme “Miradas”
3 de junho de 2019das 9h às 12h
entrada gratuita (evento sujeito à lotação)
Itaú Cultural [Av. Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô]

Assista ao trailer e saiba mais sobre Miradas.

Conheça abaixo os pesquisadores envolvidos no projeto:

Beatriz Olival é educadora e psicóloga. Possui especialização em educação ao ar livre pela Schumacher College e formação em líder de Escolas da Floresta, ambos os estudos na Inglaterra. Participou como produtora de campo do programa Território do Brincar nas regiões do Maranhão e do Rio Grande do Sul e é cocriadora do projeto Brincreto em São Paulo.

Elisa Hornett é educadora e pesquisadora da infância. Mestra em ciências holísticas pelo Schumacher College, na Inglaterra, segue envolvida como membro da Schumacher Worldwide Community for Research in Practice. Interessa-se pelo estudo da fenomenologia, num olhar dinâmico para as crianças.
> Elisa Hornett realizou sua pesquisa de observação na Unidade de Educação Infantil do Colégio Viver (SP).

Gabriel Limaverde é educador e pesquisador das infâncias. Em Moçambique, onde viveu por mais de dez anos, trabalhou como professor, diretor de escola e artista de experiências de aprendizado. É formado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), possui especialização em educação inclusiva e gestão das diferenças pelo Instituto Singularidades, mestrado em ética aplicada pelas universidades Linkoping e NTNU, e mestrado em educação internacional pela Suny Buffalo. Desenvolve percursos formativos para crianças e adultos.
> Gabriel Limaverde realizou sua pesquisa de observação na EMEI Gabriel Prestes (SP).

Lia Mattos é documentarista, produtora cultural, antropóloga e arte-educadora. Possui especialização em arte-educação, cultura brasileira e linguagens artísticas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em antropologia visual pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É codiretora de filmes como Mitã e O Trampolim do Forte e do projeto Memórias do Futuro.
> Lia Mattos realizou sua pesquisa de observação na Associação Catarinense para Integração dos Cegos (Acic/SC).

Reinaldo Nascimento é terapeuta social e educador físico. Como integrante da equipe internacional da Pedagogia de Emergência, coordenou ações em diversos locais, como Quênia, em 2012; Faixa de Gaza, em 2014, Curdistão-Iraque, de 2014 a 2017; Estados Unidos, em 2018; e Brumadinho/MG e Moçambique, em 2019. Trabalha na formação de professores e educadores no Brasil, na Suíça, na Alemanha, nos Estados Unidos e na Colômbia, entre outros países.
> Reinaldo Nascimento realizou sua pesquisa de observação na Escola de Resiliência Horizonte Azul (SP).

Renata Meirelles é codiretora do longa-metragem Território do Brincar, entre outros filmes como Terreiros do Brincar e Waapa. Coordena o programa Território do Brincar, correalização com o Instituto Alana, e é idealizadora do projeto Bira – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica. É autora dos livros Giramundo – e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil (2007) e Cozinhando no Quintal (2009), entre outros.
> Renata Meirelles realizou sua pesquisa de observação no Brincreto (SP). O espaço é um terreno baldio na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, onde um grupo de estudantes começou a brincar informalmente com as crianças da redondeza.

Sandra Eckschmidt é doutoranda em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena a Casa Amarela, escola de educação infantil fundamentada na de Pedagogia Waldorf, e o curso de formação em Pedagogia Waldorf, em Florianópolis. Atua na área da infância, do brincar, e é autora dos livros A Arte de Lembrar e Esquecer: Narrativas Autobiográficas de Professores sobre a Sua Infância e Ndiphilile: Eu Estou Viva! e coautora de A Bola e a Boneca.
> Sandra Eckschmidt realizou sua pesquisa de observação na Casa Amarela (SC).

Soraia Chung Saura é professora de antropologia e lazer na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em filosofia, no mestrado e no doutorado investigou manifestações populares brasileiras. Atualmente orienta pesquisas nos programas de pós-graduação da Faculdade de Educação da USP (cultura, filosofia e história da educação) e da Escola de Educação Física e Esporte, da mesma universidade (estudos socioculturais do movimento humano).
> Soraia Chung Saura realizou sua pesquisa de observação na Kyringue Tekoa Terra Indígena Jaraguá Pygua (SP).

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