• pt-br
  • en
  • es

19
mar-2014

_5050455672

A casa era longe, de difícil acesso, inúmeras porteiras para serem abertas e um bocado de bifurcações para adivinhar qual pegar. Não fosse ter ido um dia antes não teríamos chegado.

Não avisamos que iríamos, chegamos de surpresa, precisávamos pegar autorização de imagem e convidá-los para assistir filmes no próximo dia.

Visita inesperada, todos ocupados com fazeres domésticos: lavando roupa, abrindo vagens de feijão, varrendo em volta da casa.

Alex, um menino de 7 anos, estava com a cabeça quase enfiada dentro da terra no canteiro de frente da casa. Foi o suficiente para chamar nossa atenção. O que será que fazia ele ali daquele jeito?

_1066529550

Menino quando está mergulhado em alguma atividade de quintal certamente é algo interessante para nós. E era mesmo.

Lá estava ele caçando um certo tipo de aranha, a “boca de fogo”. Essa aranha faz sua toca dentro da terra e cobre a portinha com uma espécie de tampinha feita de seda. Essa tampinha some quando misturada com a terra, e para achá-la é preciso mesmo estar com a cabeça enfiada no chão.

A caça pede silêncio, atenção, movimentos precisos. Alex, e logo em seguida sua irmã Franciele e seu irmão Alessandro, se vestem de persistência e precisão para conseguir puxar as aranhas de dentro da toca.

_5861188801

Um pedacinho de mato é enfiado dentro do buraco e ficam aguardando que a aranha dê uma mordida. Quase uma pescaria. Daí eles puxam o matinho e a aranha é desvelada de dentro da toca.

_5254048388

Cada aranha conquistada é um prazer de vitória.

De caça a brincadeira se transforma em disputa entre aranhas. Colocam duas, três ou até quatro aranhas lado a lado e aguardam que elas briguem entre si.

Uma visita rápida que se transformou em uma longa caçada. Um presente para quem está aberto a olhar os gestos mais genuínos da infância.

Texto e fotos: Renata Meirelles

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec