• pt-br
  • en
  • es

28
ago-2014

IMG_4081

Nos pampas os horizontes se alargam, os olhos correm longe pelas danças aéreas dos maçaricos. De tão plano é o lugar chegam a dizer que é possível avistar seu cachorro fugindo por 3 dias seguidos.

Pela estrada a paisagem é de pastos sem fim onde habita um gado lento e espalhado, ovelhas macias recém saídas de um inverno áspero, casinhas de joão-de-barro (ou forneiros na linguagem gaúcha) apoiadas no alto dos postes, e uma variedade de pássaros e vôos que permitem um devaneio longo e sem pressa.

Nessas terras de muitas campanhas e estâncias chegamos até Jaguarão, um município que faz fronteira com o Uruguai. Ali andar pilchado (traje típico gaúcho) é coisa corriqueira. Nos comércios, restaurantes e praças, há sempre alguém de bombacha, chapéu ou boina, botas e lenço no pescoço. E o chimarrão então, parece até uma regra, um vício ou uma dependência coletiva. Sentados nas varandas, andando pelas ruas, dirigindo o carro, dentro dos restaurantes, dando aulas, seja onde for, o mate não pode faltar.

IMG_4064

A ponte que une os dois países convida para um trânsito livre de intercâmbios culturais, econômicos e sociais. Cigarro, supermercado e gasolina vale a pena comprar no Brasil. Queijos, bebidas, pneus e aparelhos eletrônicos é mais em conta do lado de lá. O mate, algumas músicas e danças, quase perderam a nacionalidade, não respeitam fronteiras territoriais. Assim, uns de cá pra lá e outros de lá pra cá, vão “cambiando” livremente um estilo de ser e de viver, compondo o colorido do lugar.

IMG_7164

O jaguarense da cidade tem a chance de comprar leite fresquinho da vaca, sabem cardar e fiar a lã das ovelhas, é adepto ao churrasco de chão nas pescarias de domingo, a carroça e o cavalo, fazem parte do cenário urbano e um dos eventos mais prestigiados na cidade é o rodeio. De uma forma ou de outra as campanhas se fazem presentes, pelas ruas da cidade.

IMG_7978

Texto e fotos: Renata Meirelles

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec