• pt-br
  • en
  • es

_7137565884

Abadia é terra de benzedeiras, parteiras e de ervas que superam a eficácia dos comprimidos, segundo seus moradores. Terra onde romeiros vem de longe para cultuar a imagem de Nossa Senhora de Abadia e onde as bonecas são batizadas, assim como cada criança. “Todo mundo merece ser batizado” disse uma das meninas.

Se é assim, fomos lá ver como acontece esse batizado das bonecas. Os seguimos morro acima porque precisavam encontrar um certo tufo de capim. Capim? Sim, é com esse capim que fazem as bonecas.

_3765068818

Aparecida, a brincante da Casinha de Cultura, liderava a turma e levava nos braços a cesta com os apetrechos do ritual: retalhos de tecido, garrafa com água, um lençol, um manto branco.

O sol torrava nossos equipamentos, mas não afetava o ânimo das crianças que subiam o morro contando causos, rindo e se divertindo com cada detalhe do caminho. Cada caminho de se chegar na brincadeira é uma brincadeira por si, um aquecimento necessário e delicioso.

Por um tempo ficamos admirando as formas do capim tentando visualizar o rosto da boneca só pelo seu formato. “Essa daqui é gordinha com tranças” dizia uma menina olhando para o tufo. “Coitada dessa não vai ter jeito, olha como ela é despenteada”

_0283022332

_9049204923

_9169767526
Esse jeito de fazer boneca começa pelo cabelo, o corpo vem depois com retalhos amarrados e fitas no cabelo.

Aprontadas as bonecas agora era hora de organizar o altar, preparar o padre, padrinhos, pais e a água do batismo.

“Eu renuncio a Cristo”, dizia o “padre” quando jogava a água na cabecinha da boneca, segurada pelos padrinhos.

Uma a uma todas as bonecas eram “renunciadas a Cristo” e recebiam a água batismal. Até a Barbie trazida por uma das meninas entrou para a vida cristã.

_3124423344

_1552857586

_7117137003

Texto e fotos: Renata Meirelles

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec