• pt-br

02
fev-2016

‘Diálogos do Brincar’: um convite para refletir sobre a infância, a educação e o brincar.

Durante 2 anos, a educadora Renata Meirelles e o documentarista David Reeks, coordenadores do Projeto Território do Brincar, visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral em busca de registrar as sutilezas dos gestos infantis e a espontaneidade do brincar. Os registros, realizados em foto, vídeo e texto, despontam as belezas da infância e nos revelam o Brasil a partir do olhar das crianças.

O Projeto, que é correalizado pelo Instituto Alana, gerou um material rico e extenso, que deu origem a diversas produções culturais, como livros, filmes de curta metragem, exposições, artigos, séries para TV e também um filme de longa metragem, lançado em maio de 2015.

Na ocasião do lançamento, o olhar do Território do Brincar alcançou diversas regiões brasileiras, ao entrar nas salas de cinema de nove capitais do país e ficar disponível para exibições públicas na Plataforma VIDEOCAMP, que reúne filmes capazes de movimentar assuntos socialmente relevantes. Por meio desta plataforma, foram mais de 1500 exibições públicas organizadas, atingindo um total de 49 mil pessoas em todo Brasil.

Soma-se a isto o lançamento do material ‘Diálogo com escolas’, em setembro de 2015. Fruto da parceria com seis escolas brasileiras, o material inspira educadores a potencializarem o brincar dentro e fora da escola.

O contato com o filme e com o material trouxe à tona muitas inquietações de pais, educadores e estudantes.

No filme, as cenas revelam um brincar livre, que nasce de dentro para fora, intimamente ligado à natureza e que acontece no tempo da criança; na realidade de tantas escolas – e principalmente dos grandes centros urbanos – uma dinâmica que parece não acolher as reais necessidades da infância.

Destas inquietações, nasceram muitas perguntas sobre os diferentes temas que o filme e o material despertam: a importância do brincar livre, o tempo da criança, a relação entre criança e natureza, a mistura de idades, o brincar e a família, entre tantos outros.

 

TDB_DIALOGOS__logo_dialogosA fim de atender estas demandas, e desejando abranger diversas regiões brasileiras, o Território do Brincar, em parceria com o Alana, lança, em 2016, a iniciativa ‘Diálogos do Brincar’, uma série de videoconferências, que buscam abrir diálogos com educadores, pais, estudantes, artistas, gestores, profissionais da saúde e demais interessados, sobre o brincar, a infância e a educação.

Especialistas de diversas áreas serão convidados a falar sobre seus temas de estudo e aprofundar o debate sobre os assuntos despertados pelo filme e pelo material ‘Diálogo com Escolas’.

Cada videoconferência terá duração média de 50 minutos e será transmitida ao vivo no site do Território do Brincar. Os espectadores poderão mandar perguntas em tempo real aos especialistas.

 

Diálogos do Brincar 2017

07/12 – ‘O brincar e a saúde integral infantil’, com o pediatra Ricardo Ghelman (Perdeu? Assista agora!)

05/10 – ‘O brincar no território urbano”, com a arquiteta e urbanista Beatriz Goulart (Perdeu? Assista agora!)

24/08 – ‘O Direito ao Brincar’, com Guilherme Perisse, advogado do programa Prioridade Absoluta, do Alana (Perdeu? Assista agora!)

09/03 – ‘Cidades, Criança e Natureza com Lais Fleury, do Programa Criança e Natureza (Perdeu? Assista agora!)

 

Diálogos do brincar 2016

07/12 – ‘Audiovisual na educação’, com a cineasta Fernanda Heinz e a produtora Patricia Durães (Perdeu? Assista agora!).

03/11 – ‘Criança e Cultura Popular’, com a educadora Soraia Chung Saura (Perdeu? Assista agora!)

15/09 – ‘O brincar na diferença: um olhar para as crianças com deficiência’, com a especialista em Educação e Inclusão Meire Cavalcante Barbosa (Perdeu? Assista agora!)

18/08 – ‘Brincar é reencantar a infância’, com a educadora Ute Craemer (Perdeu? Assista agora!)

23/06 – “O brincar na escola’, com a educadora Sandra Eckschmidt (Perdeu? Assista agora!)

24/05 – “O tempo da criança”, com a educadora Luiza Lameirão (Perdeu? Assista agora!)

28/04 – “A voz da criança”, com a educadora e antropóloga Adriana Friedmann (Perdeu? Assista agora!)

31/03 – “Criança e natureza”, com Gandhy Piorski, pesquisador das práticas da criança (Perdeu? Assista agora!)

18/02 – “Um Olhar para o Brincar”, com Renata Meirelles e David Reeks, coordenadores do Projeto Território do Brincar (Perdeu? Assista agora!)

 

* Para saber mais e acompanhar a programação das videoconferências, siga o Território do Brincar no Facebook e no Instagram.

 

Por Carolina Prestes / Território do Brincar

55

 likes
Share this post:
  • […] segunda videoconferência da série “Diálogos do Brincar” irá debater a importância do contato da criança com a natureza e terá como palestrante […]

  • […] experiência, Ute Craemer foi a convida da 6ª edição da série de videoconferências denominada Diálogos do Brincar. Realizada em uma parceria do Instituto Alana com o projeto Território do Brincar, a iniciativa […]

  • […] normais, o que a criança sabe fazer. Saiba mais: Tarja Branca / Drops Of Joy Trailer Oficial #1. ‘Diálogos do Brincar’: um convite para refletir sobre a infância, a educação e o brincar. – …. Durante 2 anos, a educadora Renata Meirelles e o documentarista David Reeks, coordenadores do […]

  • […] ao ar livre é importante, mas sabe os motivos para isso? É justamente esse assunto que o primeiro "Diálogos do Brincar" de 2017 deve abordar. Ele vai acontecer em 9 de março, quinta-feira, às 19h. A videoconferência […]

  • […] ao ar livre é importante, mas sabe os motivos para isso? É justamente esse assunto que o primeiro "Diálogos do Brincar" de 2017 deve abordar. Ele vai acontecer em 9 de março, quinta-feira, às 19h. A videoconferência […]

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Archives

    > <
    Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
    Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
    Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec