nov-2016
VIDEOCONFERÊNCIA #8: CRIANÇAS, FESTAS E MANIFESTAÇÕES POPULARES
Texto: Carolina Prestes | Fotos: Vilma Silva | Vídeo: Interrogação Filmes
No último dia 3 de novembro de 2016 ocorreu o oitavo encontro da série ‘Diálogos do Brincar’. Correalizada pelo Projeto Território do Brincar e pelo Instituto Alana, a iniciativa tem periodicidade mensal e busca travar discussões sobre temas que tocam a infância, a educação e o brincar.
O tema ‘Crianças, Festas e Manifestações Populares’ foi debatido pela educadora e pesquisadora Soraia Chung Saura.
No bate-papo, mediado por Renata Meirelles, coordenadora do Projeto Território do Brincar, Soraia destacou que a festa, como fenômeno social, é uma prática cotidiana, presente em diferentes territórios, tempos e povos: “A festa é um fenômeno muito alegre, está em todo o lugar, na vida de todos nós. Desde que o homem é homem há reuniões para celebrar e isso situa a festa num lugar que é anterior à cultura, e que tem a ver com o humano”.
A pesquisadora falou sobre a potente vivência comunitária propiciada pelas festas e como cada membro da comunidade, nestes momentos de celebração, encontra o seu lugar e o seu papel, tanto no preparo como na vivência da festa.
“As festas apresentam um conteúdo simbólico, uma narrativa que fica evidente em suas imagens. As celebrações trabalham com a dimensão humana que nos atravessa – a dor, a morte, o medo, o nascimento, a perda. Ao viver a festa, elaboramos a nossa própria experiência humana de vida. E nesse sentido, é muito importante esse contato com as festas e suas imagens”, afirmou Soraia.
Se você não conseguiu assistir o bate-papo ao vivo, confira agora!
. 7
[…] o assunto, como a professora Soraia Chung Saura, da USP. Ela foi convidada para debater o tema Crianças, Festas e Manifestações Populares na 8a. videoconferência da série Diálogos do Brincar, iniciativa correalizada pelo Projeto […]
Adorei a postagem e o seu blog!
Muito obrigada pelas dicas!