• pt-br

18
dez-2014

Universo infantil inspira edição do Repórter Eco em clima de Natal

A matéria pode ser lida no site C+ ou a seguir:

Entrevista com a cantora Badi Assad, o projeto Cozinhando no Quintal e a memória dos adultos que cresceram assistindo ao programa da TV Cultura são os destaques da próxima edição. Vai ao ar no domingo (21/12), às 17h30.
 
repórter eco_frame matéria renata meirelles
 

O livro Cozinhando no Quintal é o resultado de um projeto da educadora e documentarista Renata Meirelles. Ela viajou com a família por diversas regiões do Brasil, durante quase dois anos, para registrar as brincadeiras das crianças e outras curiosidades. Esta reportagem, mais uma entrevista com a cantora e compositora Badi Assad, que faz músicas inspiradas no universo infantil, e uma matéria que mostra a influência do Repórter Eco nas pessoas que cresceram com ele estão na próxima edição do programa da TV Cultura, que está no ar há 22 anos. A atração será exibida nodomingo (21/12), às 17h30.

Com o propósito de promover um encontro com as crianças, registrar seu modo de vida e o brincar, Renata Meirelles passou por comunidades rurais, indígenas, quilombolas, pelo sertão, no litoral e em grandes cidades. “A gente encontrou crianças que brincam muito. Acho que isso é uma grande resposta para um adulto que sempre diz para nós que as crianças atualmente não brincam mais. A gente encontra criança brincando de casinha, por exemplo, em várias regiões brasileiras”. O livroCozinhando no Quintal traz fotos e receitas com ingredientes locais e temperados pelo imaginário da criançada, como o escondidinho da mãe com lama bem molhada, salpicado por folhas brotadas no jardim e servido em prato de fundo de vaso.

Renata também ajudou a criar o Território do Brincar, um projeto que tem como parceiro o Instituto Alana, organização da sociedade civil que tem como missão honrar a criança .

As sementes plantadas pelo Repórter Eco nas crianças de ontem deram bons frutos. Suas reportagens influenciaram a infância de muitas pessoas. É o caso do biólogo e professor Celso Kauano Júnior, defensor dos animais abandonados, que hoje dá curso e ensina crianças sobre a importância de se proteger e respeitar os animais. A jornalista Gabriela Mayer, apresentadora doJornal da Cultura Primeira Edição, também cresceu acompanhando a atração e conta: “Eu assistia ao Repórter Eco e pedia para os meus pais comprarem livros de perguntas e respostas sobre a natureza, para entender um pouco melhor o que eu via nos programas”.

Embalando esta edição, uma entrevista com a cantora, compositora e violoncelista Basi Assad, que lançou um CD dedicado às crianças. As músicas são interpretadas com instrumentos feitos com material reciclado e as letras falam sobre o despertar do dia, o acordar da molecada, o escovar os dentes, comer, dormir. “Está no nosso cotidiano cuidar da natureza, das plantas, dos animais, da gente, e tratar a gente com respeito, porque acho que primordialmente isso tá faltando”, diz Badi.

Integrante do jornalismo da TV Cultura, o Repórter Eco está há 22 anos no ar e possui 15 prêmios. É exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec