dez-2014
Universo infantil inspira edição do Repórter Eco em clima de Natal
A matéria pode ser lida no site C+ ou a seguir:
Entrevista com a cantora Badi Assad, o projeto Cozinhando no Quintal e a memória dos adultos que cresceram assistindo ao programa da TV Cultura são os destaques da próxima edição. Vai ao ar no domingo (21/12), às 17h30.O livro Cozinhando no Quintal é o resultado de um projeto da educadora e documentarista Renata Meirelles. Ela viajou com a família por diversas regiões do Brasil, durante quase dois anos, para registrar as brincadeiras das crianças e outras curiosidades. Esta reportagem, mais uma entrevista com a cantora e compositora Badi Assad, que faz músicas inspiradas no universo infantil, e uma matéria que mostra a influência do Repórter Eco nas pessoas que cresceram com ele estão na próxima edição do programa da TV Cultura, que está no ar há 22 anos. A atração será exibida nodomingo (21/12), às 17h30.
Com o propósito de promover um encontro com as crianças, registrar seu modo de vida e o brincar, Renata Meirelles passou por comunidades rurais, indígenas, quilombolas, pelo sertão, no litoral e em grandes cidades. “A gente encontrou crianças que brincam muito. Acho que isso é uma grande resposta para um adulto que sempre diz para nós que as crianças atualmente não brincam mais. A gente encontra criança brincando de casinha, por exemplo, em várias regiões brasileiras”. O livroCozinhando no Quintal traz fotos e receitas com ingredientes locais e temperados pelo imaginário da criançada, como o escondidinho da mãe com lama bem molhada, salpicado por folhas brotadas no jardim e servido em prato de fundo de vaso.
Renata também ajudou a criar o Território do Brincar, um projeto que tem como parceiro o Instituto Alana, organização da sociedade civil que tem como missão honrar a criança .
As sementes plantadas pelo Repórter Eco nas crianças de ontem deram bons frutos. Suas reportagens influenciaram a infância de muitas pessoas. É o caso do biólogo e professor Celso Kauano Júnior, defensor dos animais abandonados, que hoje dá curso e ensina crianças sobre a importância de se proteger e respeitar os animais. A jornalista Gabriela Mayer, apresentadora doJornal da Cultura Primeira Edição, também cresceu acompanhando a atração e conta: “Eu assistia ao Repórter Eco e pedia para os meus pais comprarem livros de perguntas e respostas sobre a natureza, para entender um pouco melhor o que eu via nos programas”.
Embalando esta edição, uma entrevista com a cantora, compositora e violoncelista Basi Assad, que lançou um CD dedicado às crianças. As músicas são interpretadas com instrumentos feitos com material reciclado e as letras falam sobre o despertar do dia, o acordar da molecada, o escovar os dentes, comer, dormir. “Está no nosso cotidiano cuidar da natureza, das plantas, dos animais, da gente, e tratar a gente com respeito, porque acho que primordialmente isso tá faltando”, diz Badi.
Integrante do jornalismo da TV Cultura, o Repórter Eco está há 22 anos no ar e possui 15 prêmios. É exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.
. 1
Deixe uma resposta