• pt-br

13
out-2015

Rede Marista de Solidariedade lança vídeos e exibe filme sobre o Brincar em Curitiba

A matéria pode ser lida no site Gazeta da Semana ou a seguir:

Documentário “Território do Brincar” faz um retrato humano por meio das brincadeiras da infância

No dia 14 de outubro, a Rede Marista de Solidariedade lançará os novos vídeos da série “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras” do Programa Direito ao Brincar. O lançamento acontecerá a partir das 14h, no Auditório Ir. Albano, no Bloco Vermelho do Campus Curitiba da PUCPR. Na ocasião, em parceria com o Instituto Alana, também será exibido o filme “Território do Brincar”, de Renata Meirelles e David Reeks.

O “Território do Brincar” faz um retrato humano por meio das brincadeiras da infância. O documentário nasceu de uma viagem em 2012 feita pelos diretores do filme que partiram para uma jornada de dois anos e percorreram o Brasil com a ideia de revelar os seres humanos por meio dos gestos das crianças.
Em uma co‐realização com o Instituto Alana, o projeto trabalha com o modo de olhar para a criança e seu jeito de brincar, retrato que virou longa-metragem a partir de uma produção conjunta da Maria Farinha Filmes e da Ludus Vídeos e Cultura.

 

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

Em 2014, a Rede Marista de Solidariedade lançou uma série de quatro vídeos com Brinquedos e Brincadeiras, com a participação de crianças construindo carrinho de rolimã, vai e vem, bilboquê e explicando como é uma roda historiada.

Esse ano dando continuidade à série, serão lançados e disponibilizados no sitewww.brincar.org.br os novos vídeos. “Todos os brinquedos e brincadeiras da nova série foram desenvolvidos por meio de uma proposta pedagógica criada pelo Centro Social Marista Ir. Henry, de Fazenda rio Grande, com educandos de 08 a 10 anos. É fundamental que os adultos garantam esse direito e reflitam que a contemporaneidade exige uma reorganização de tempo, espaço e hábitos para a garantia do brincar. A rotina é atribulada, mas cabe a nós – pais, educadores, família, cidadãos – ficar atentos às experiências e valores que contribuirão para o desenvolvimento integral de nossas crianças”, ressalta Vanderlúcia da Silva, coordenadora de parcerias e projetos da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista.
Serviço: Lançamento dos novos vídeos da série “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras” e exibição do filme “Território do Brincar”

Data: 14 de outubro de 2015

Horário: das 14h às 16h30

Local: Auditório Ir. Albano, no Bloco Vermelho do Campus Curitiba da PUCPR.

Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho. Curitiba-PR

Informações: infânciamarista@solmarista.org.br

Inscrições: http://seminarios.grupomarista.org.br/eventos/exibicao-do-filme-territorio-do-brincar/

Entrada gratuita. Vagas limitadas.

 

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociaise nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de EducaçãoSolidariedadeSaúde eComunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse:www.grupomarista.org.br

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec