• pt-br

08
out-2014

Papo de Mãe: BRINCADEIRAS ANTIGAS – Especial Dia da Criança

A matéria pode ser lida no site do programa Papo de Mãe, da TV Brasil, ou a seguir:

8 de outubro de 2014

Neste programa especial de Dia das Crianças, Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com convidados sobre Brincadeiras Antigas 

Hoje em dia, fala-se muito que as crianças não brincam mais como antigamente. Brincadeiras como amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, batata quente, roda pião, esconde-esconde e muitas outras, foram sendo substituídas por videogames, computadores e joguinhos eletrônicos.

Mas o que tem de tão especial nas brincadeiras de infância do passado? O que merece ser resgatado deste tempo? Será que é possível adaptarmos as brincadeiras de antigamente aos dias de hoje?

Para conversar sobre este tema, vamos conhecer as histórias da Simone, da Vanilza e do Jailson.

Simone é dona-de-casa e tem 2 filhos: Rafael  (7) e Giovanna (4).  Ela conta que é  uma mãe preocupada em manter os filhos em contato com a natureza, artes manuais, espaços lúdicos, brincadeiras que estimulam a criatividade, shows de marionetes, teatros, etc, e que  joguinhos eletrônicos são pouco usados pelos filhos. Já Vanilza administradora operacional, 2 filhos: Gabriel (8) e Sophie (3), diz que precisou mudar de emprego para poder se dedicar melhor à família, já que o filho mais velho só queria saber de ficar jogando videogame e se alimentava muito mal. E Jailson, cinegrafista, pai do Breno (8), conta que aproveita todo o tempo livre para brincar com o filho ao ar livre. Ambos sempre andam juntos de bicicleta e também fazem trilhas onde fantasiam muitas aventuras.

Especialistas: Prof. Sirlândia Reis de Oliveira,  vice-presidente da ABBri -Associação Brasileira das Brinquedotecas; Maria Angela Barbato Carneiro, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisa do Brincar e Educação Infantil da PUC/SP; Renata Meirelles, educadora e documentarista do Instituto Alana (Documentário “Território do Brincar”); Tiago Aquino da Costa e Silva  (Tio Paçoca),  professor de Educação Física  e palestrante especialista em Recreação e Lazer.

Na reportagem de Fernanda de Luca, vamos conhecer um personagem de antigamente que procura fazer diferença na infância das crianças de hoje.  Vamos conhecer o Sr. Adalberto e a “Adalbertolândia” . Tem ainda um papo pelas ruas de São Paulo com Marcelo Zanini.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec