• pt-br

10
jun-2016

É necessário acabar com essa ideia de que a infância se perdeu

A MATÉRIA PODE SER LIDA NO INSTITUTO EDUCACIONAL GUILHERME MILLER OU A SEGUIR:

“O brincar é o aqui e agora, é quando você está sendo você na sua essência”. É nisso que acredita a documentarista Renata Meirelles, uma pesquisadora que viaja os quatro cantos do Brasil para conhecer, por meio das brincadeiras infantis, diferentes aspectos da nossa cultura. Junto do marido, o documentarista americano David Reeks, Renata criou grandes projetos voltados para esse tema.

O primeiro deles foi o BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica, lançado em 2001. O casal visitou 16 comunidades indígenas e ribeirinhas do Amapá, do Pará, do Amazonas, do Acre e de Roraima, onde conheceu brinquedos pra lá de criativos: o pião de tucumã (uma semente dura e resistente), o bole bole (brincadeira que usa 20 pedrinhas) e a espingardinha de taboca, feita com um tipo de bambu e espinhos e que é utilizada para caçar formigas. A partir das imagens registradas nessas viagens, foram produzidos diversos filmes de curta-metragem, premiados em festivais de cinema. Outro fruto desse trabalho foi o livro Giramundo, vencedor do Prêmio Jabuti.

Em abril 2012, surgiu uma nova empreitada: junto do marido e dos dois filhos, Renata percorreu o Brasil e visitou comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes cidades, sertão e litoral. A ideia era mostrar o país por meio dos olhos das crianças e registrar as sutilezas da espontaneidade do brincar. Dessa viagem – que durou até dezembro de 2013 – nasceu o Território do Brincar, feito em parceria com o Instituto Alana. O projeto se desdobrou no documentário que leva o mesmo nome (e que estreou em maio de 2015) e, em breve, vai dar origem a um longa-metragem, dois livros e duas séries infantis para a televisão.

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec