• pt-br

19
jun-2015

Dia do Cinema Brasileiro: 9 filmes nacionais inspiradores sobre educação

A matéria pode ser lida no site da Fundação Telefônica ou a seguir:

cinema

19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro, referência à data que marcou, em 1898, o início das filmagens daquele que é possivelmente o primeiro filme rodado no país, Vista da Baia da Guanabara, do italiano Afonso Segreto.

Ao longo do século, a sétima arte se consolidou como um dos principais entretenimentos de nosso tempo – seja na tela grande ou em casa, na TV e, agora, no computador. Além disso, as novas tecnologias e a democratização da produção digital permitem não só que as pessoas assistam filmes a qualquer momento e em qualquer lugar, mas também que realizem suas próprias produções audiovisuais, utilizando o vídeo como registro histórico e ferramenta de ativismo e mobilização social.

A seguir, como marco desta data em que se comemora o dia do cinema no Brasil, listamos 9 documentários realizados por mentes brasileiras e que motivam a pensar sobre educação e ambientes de aprendizado:

 

Educação.doc, Laís Bodanzky e Luis Bolognesi

Uma viagem em busca de escolas públicas de áreas menos favorecidas ou afastadas dos grandes centros que, apesar de todas as dificuldades, conseguem vencer o desafio de realizar um trabalho educacional de alta qualidade.

 

Romance de Formação, de Julia de Simone

O filme acompanha a vida de quatro jovens – Caetano Altafin, Fabio Martino, Victoria Saramago e Wilian Cortopassi – no qual, cada um à sua maneira, tenta trilhar um caminho de sucesso dentro de grandes instituições acadêmicas. A rotina de um estudante universitário, diante da carga de estudos e distante da cidade-natal ou da família, colocada à prova.

 

Tarja Branca, de Cacau Rhoden

Uma reflexão sobre o lúdico usando como título a ideia de se contrapor ao conceito dos remédios tarja preta, voltados para insegurança e depressão. Adultos e crianças, artistas e educadores, falam sobre a liberdade do brincar, os limites dos sistemas de educação e a revolução da criança.

 

Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim

A vida em quatro escolas públicas brasileiras, localizadas em Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro, mostra o contexto do ambiente de aprendizado em meio a situações de desigualdade e violência urbana.

 

Quando Sinto Que Já Sei, vários realizadores

Projeto independe e realizado a partir de financiamento coletivo, o filme registra iniciativas em oito cidades brasileiras que estão buscando dar uma nova cara para a forma de abordagem e os caminhos de uma educação mais participativa, orgânica, menos presa aos limites e regras da sala de aula convencional.

 

Sementes do Nosso Quintal, Fernanda Heinz Figueiredo

A definição é da própria sinopse: um filme que trata da vida de todos nós, através de uma escola. O documentário retrata o tema pelo perfil da educadora Therezita Pagani, em situações onde a criança é a protagonista do método de ensino.

 

Mitã, Lia Matos e Alexandre Basso

A partir de reflexões de nomes como Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, o filme mistura educação, espiritualidade e a cultura da criança, principalmente ligada à natureza.

 

Quem Se Importa – da Mara Mourão

O longa conta as experiências de diferentes empreendedores sociais que colocaram suas ideias em prática para impactar as comunidades em que vivem e provocar o sentimento de mudança.

 

 

Território do Brincar, David Reeks e Renata Meirelles

O projeto viajou pelo Brasil por mais de um ano e meio – o casal de documentaristas acompanhados de seus filhos – visitando comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral. O registro se dá pela sensibilidade da pesquisa que valoriza o brincar.

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec