• pt-br

22
jun-2015
A matéria pode ser lida no site do Festival Audiovisual Mercosul (FAM) 2015 ou a seguir:

IMG_9919

Uma educadora paulista e um documentarista norte-americano. Juntos, Renata Meirelles e David Reeks percorreram o país em busca das crianças e suas brincadeiras. Foram quase dois anos de viagens, sempre acompanhados pelos filhos, de 5 e 3 anos. O filme foi convidado para abrir a Mostra Infantojuvenil e lotou o Auditório Garapuvu na tarde de segunda-feira.

Para realizar o documentário Território do Brincar, eles cruzaram nove estados, de norte a sul do país. “Registramos as brincadeiras de crianças indígenas, caiçaras, quilombolas, entre tantas manifestações da infância, aprofundando o que é mais genuíno e o que isso representa para o ser humano”, destaca Renata Meirelles. O filme faz parte de uma pesquisa mais ampla, que a educadora promove há mais de 20 anos, e que define como uma antropologia do imaginário na educação.

Realizado em parceria com o Instituto Alana (alana.org.br), que desenvolve trabalhos ligados à sustentabilidade e às causas da infância, a pesquisa de Meirelles e Reeks ainda deve desdobrar-se em exposições, séries para a TV e itinerância nas escolas. “Somos aprendizes das crianças, por isso acredito que o filme agrega esperança e inspiração na condição humana”, define Renata Meirelles.

Para David Reeks, trazer o filme ao FAM foi uma oportunidade de estabelecer um diálogo com um público amplo, formado por pedagogos, crianças e cinéfilos. “O FAM tem esse mérito, de estabelecer um diálogo com a América Latina. Afinal, a Bolívia é mais próxima do que o Maranhão, então porque não nos aproximarmos?”, questiona.

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec