dez-2014
6 Brincadeiras de antigamente para fazer com as crianças
A matéria pode ser lida no site Tempo Junto ou a seguir:
Quando eu comecei o Tempojunto, um dos objetivos era construir memórias de uma infância sadia para as minhas filhas. A infância é um período curto demais e importante demais para não ser tratado com cuidado e atenção. Mal sabia eu que ao fazer o blog estaria fazendo um resgate da minha própria infância, em especial quando o assunto são as brincadeiras de antigamente. Hoje vou fazer um post mostrando 6 brincadeiras que fizeram sucesso por aqui. Algumas ainda fazem.
1. Corre cutia
Para mim sempre foi Chicotinho Queimado porque era assim que eu brincava no Rio. Ah, e como brincava!
“Chicotinho queimado é muito bom, quem olhar para trás leva um beliscão!”
Quando eu vim para São Paulo, é que descobri o Corre Cutia. “Corre cutia; na casa da tia; corre, cipó, na casa da avó; lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração”.
Brinquei muito disso com a Carol e ainda continua funcionando horrores quando tenho um grupo de crianças pequenas para distrair.
2. Passe o Anel
Quem nunca se divertiu numa reunião de família brincando de Passe o Anel ou Anelzinho? Eu me lembro de brincar com a minha mãe e depois fiz muito com a Carol e certamente irei repetir com a Gabi. É uma ótima dica para entreter os pequenos em todos os encontros de final de ano que temos pela frente.
3. Cinco Marias
Essa tem uma história curiosa. Acabei descobrindo que essa brincadeira tem um monte de nomes: 5 marias, saquinho, chincha, ogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, xibiu e epotatá (em tupi, quer dizer “mão na pedra”), jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos e nécara. E várias formas de jogar também. Até no Japão as crianças se divertem com este jogo tão simples, feito com saquinhos recheados de arroz ou areia.
4. Cama de Gato
Diversão com barbante. Tem gente que chama de Cama de Soldado também. Fui brincar disso com a Carol a um tempo atrás e me dei conta, como disse a Patcamargo, que é que nem andar de bicicleta. É só começar a brincar que você se lembra de como faz. (Mas se precisar de uma ajudinha, tem um link aqui de um video tutorial para ajudar a lembrar)
5. Pular elástico.
Nossa, como eu brincava disso. Adorei quando o elástico veio no kit “Brincadeiras de Rua” do box Joanninha e me lembrei de que poderia brincar disso com a Carol. Fui muito divertido perceber que nós duas tínhamos jeitos muito diferentes de pular, que nem nesse video aqui do Educar para Crescer.
6. Stop
Postei uma foto minha com a Carol fazendo essa brincadeira outro dia e fiquei impressionada com a quantidade de comentários que recebi, tanto no Instagram quanto no facebook, de pessoas que diziam se lembrar de brincar disso quando eram crianças e que adoravam repetir a experiência com os filhos. O detalhe foi aprender, com essas conversas, que em alguns lugares se chama Adedanha ou Adedonha.
E você tem algum brincadeira que você praticava quando era criança e que agora gosta de repetir com seus filhos? Comente aí!
. 135
QueriA que vc esplicasse as brincadeiras. pq não as conheço
Olá, Ermeson!
Aqui você conhece passo-a-passo das brincadeiras que conhecemos: http://territoriodobrincar.com.br/brincadeiras-pelo-brasil/
essas brincadeiras eu fazia na creche
oi meu nome e henrique e isso e legal
muito boooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooom
tamben
Vou. Lê. esppricar. A.
Do. Estope. E . Assim
Voses. Sorteia. Uma. Letra. E. Vai. Escrevendo. Algo. Que.
Comece. Com. Ela. Tipo namorado. Daí. Saio. A. Letra. P. Daí. Você.
Coloca. Un. Nome. Com. P
oque é pular elástico
Essas brincadeiras nunca ficam antigas. Ainda hoje as faço e minhas crianças adoram.
Stop!
E bao dmaisssssssss eu adoruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu STOP
Legal! As CRIANCAS gostam dessas brincadeiras.
Dê uma olhada na minha pagina tambem:
http://brincareserfeliz.com.br
E SENPRE gostei de BRICAR de FUTE sego
Chicotinho queimado e cama de gato são algumas das preferidas do meu filho, que ensinei e até hoje ele brinca muito. Com a chegada da internet essas brincadeiras passaram a ser deixadas de lado. Obrigado por relembrá-las!