ago-2014
Casinha no pé de manga
É incrível como no Brasil há tantas brincadeiras acontecendo debaixo de um pé de manga, ou de outra árvore frutífera, que dá até para fazer um tratado sobre isso. Não foi diferente em Abadia, esse pequeno vilarejo perto de Carbonita no Vale do Jequitinhonha.
Enquanto as meninas varriam as folhas secas e as mangas podres, arrumando o terreno para montar a casinha de bonecas, um grupo de meninos se dependurava na árvore catando as frutas maduras, ou pelo menos quase maduras.
Limpar a área foi a primeiríssima etapa para montar a casinha, em seguida arrumaram as flores, afinal, beleza para essas meninas é condição essencial para que o espaço se transformasse em uma casa. Aqui a brincadeira da casinha começou pela beleza, depois vem o resto.
Terreno varrido, elas plantaram as flores na terra úmida, só depois começaram a pensar no que mais seria necessário para a casa. Enquanto umas foram buscar panelinhas, bonecas e paninhos, as outras ficaram arrumando as folhas de bananeira que serviam como teto.
Quando tudo estava devidamente em ordem chegou a próxima etapa: cozinhar. Misturar terra com água, criar bolos, enfeitá-los. Cenas que se repetem independentemente da região ou da cultura que estejam inseridas.
As etapas aconteceram nessa ordem: arrumar o terreno, embelezar o ambiente, arrumar/colocar ordem nas coisas e, por fim, cozinhar.
Uma construção que acontece de dentro para fora e termina no alimento.
Texto e fotos: Renata Meirelles
. 11
Muito boa essa brincadeira de casinha.lembro-me da minha infância. minha sobrinha ainda brinca assim. só que dentro de casa.