• pt-br

20
abr-2016

Território do Brincar participa de Congresso de Educação Infantil em Nova Hamburgo (RS)

Texto Carolina Prestes | Fotos: Divulgação

Nos últimos dias 14 e 15 de abril, a coordenadora do Território do Brincar, Renata Meirelles, e a educadora Sandra Eckschmidt, conselheira do Projeto, participaram do XX Congresso Brasileiro de Educação Infantil da OMEP, em Novo Hamburgo (RS).

Com a temática “+ Brincadeiras + Interações = O Direito de Ser Criança”, o encontrou reuniu professores, estudantes e profissionais da área da educação, além de interessados no tema. Ao todo, mais de 1200 pessoas se encontraram para uma profunda discussão sobre a educação infantil como um espaço que deve acolher e valorizar o brincar e as diferentes linguagens da infância.

O Congresso teve sua abertura com palestra da etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio, que convocou todos a mergulhar com sensibilidade nas discussões propostas durante o encontro.

No dia 15 de abril, Renata e Sandra compartilharam com o público o olhar e as experiências da aproximação do Projeto Território do Brincar com o universo das escolas; aproximação que resultou no material “Diálogo com Escolas”.

Durante 2 anos, a educadora Renata Meirelles e o documentarista David Reeks visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral em busca de registrar as sutilezas dos gestos infantis e a espontaneidade do brincar.

Neste período, selaram uma parceria com 6 escolas brasileiras com o propósito de levar às equipes das escolas as descobertas de campo e iniciar uma profunda reflexão sobre o brincar das crianças dentro – e fora – do ambiente escolar.

Renata explicou aos presentes que o Território do Brincar, com sua pesquisa, busca despertar, sobretudo, um olhar que penetre nas profundezas do brincar, compreendendo-o como uma manifestação que fala não apenas do universo da infância, mas do humano. As brincadeiras e os gestos infantis são vistos como constituintes da saga humana e essa visão possibilita uma importante ressignificação das brincadeiras; que deixam de ser somente uma possibilidade de repertório, mas abarcam questões fundantes e filosóficas, capazes de enriquecer o trabalho do educador.

Sandra, diretora da Casa Amarela, uma das escolas parceiras, destacou que,  no início da parceria com o projeto Território do Brincar, os educadores encantavam-se com um Brasil pouco conhecido, de infâncias vivas e diversas, mas também se intrigavam com alguns temas propostos por Renata, como o brincar com o medo (veja exemplo das Caretas de Papelão, de Acupe-BA).

Esse e outros temas provocaram o deslocamento dos educadores frente aos conceitos fixos de infância e de brincadeiras e os fizeram refletir sobre seu próprio território: a escola.

A criança realmente brinca na escola?

O olhar proposto pelo Território do Brincar despertou nos educadores a necessidade de pensar o brincar livre no ambiente escolar e também os colocou numa posição de questionamento e reflexão sobre os tempos, espaços e as relações que são constituídas no cotidiano escolar das crianças.

Neste mesmo dia, Fernanda Heinz Figueiredo, que também integra o Conselho Inspirador do Projeto, participou de uma mesa sobre o tema “Criança e Natureza”.

DSC08460DSC08467DSC08480

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec