• pt-br

08
abr-2016

Bragança Paulista: Vereadores aprovam lei que institui Semana Municipal do Brincar

Durante 2 anos, a educadora Renata Meirelles e o documentarista David Reeks, coordenadores do Projeto Território do Brincar, visitaram diversas regiões brasileiras na busca por observar e registrar as sutilezas dos gestos infantis e a espontaneidade do brincar. Desta observação, surgiram muitos produtos culturais, como livros, filmes de curta metragem, exposições, artigos, séries para TV e também um filme de longa metragem, lançado em maio de 2015.

Na ocasião do lançamento, o olhar do Território do Brincar alcançou diversas regiões brasileiras, ao entrar nas salas de cinema de nove capitais do país e ficar disponível para exibições públicas na Plataforma VIDEOCAMP, que reúne filmes capazes de movimentar assuntos socialmente relevantes. Por meio desta plataforma, foram mais de 1500 exibições públicas organizadas, atingindo um total de 49 mil pessoas em todo Brasil.

Uma destas exibições ocorreu em Bragança Paulista (SP) e contou a presença do Vereador Valdo Rodrigues (PROS). Sensibilizado com o filme e com as demais ações desenvolvidas pelo Projeto Território do Brincar, o Vereador apresentou à Câmara a proposta de Lei nº 4483, para instituição da Semana Municipal do Brincar, a qual foi aprovada por unanimidade em julho de 2015.

Em carta de agradecimento aos coordenadores do Projeto, o Vereador Valdo Rodrigues destacou: “Esse Projeto de Lei é resultado de minha participação no evento do Longa-Metragem ‘Território do Brincar’, e também de acompanhar vossas atividades (…). Desejo continuidade e sucesso a outros eventos que venham contribuir para o desenvolvimento de nossas crianças na promoção de uma infância mais saudável“.

A Semana Municipal do Brincar de Bragança Paulista ocorrerá anualmente, na semana do dia 28 de maio (Dia Mundial do Brincar). O Vereador aponta que neste período, o objetivo será sensibilizar a sociedade para a importância do brincar. Programas, palestras e debates sobre a importância do brincar para o desenvolvimento saudável da infância serão oferecidos à população e também será incentivada a prática do brincar coletivo, em espaços públicos e privados.

A equipe do Território do Brincar parabeniza o Vereador Valdo Rodrigues e os demais vereadores de Bragança Paulista pela iniciativa e pela sensibilidade demostrada em relação ao tema. Que todos os municípios tenham suas Semanas do Brincar, e que as crianças sejam respeitadas em seus direitos e garantias.

 

* Em Bragança Paulista está localizada a Escola Viverde, uma das seis escolas parceiras do Projeto Território do Brincar. Entre 2012 e 2013, educadores dessas escolas foram convidados, por Renata e David, a refletir e dialogar com as diferentes infâncias brasileiras. Saiba mais sobre a iniciativa.

 

Por Carolina Prestes | Território do Brincar

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palavras: 463

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec