maio-2015
Brincar não tem idade nem classe social
A matéria pode ser lida no site Sábado ou a seguir:
Território do Brincar é um documentário brasileiro que pretende demonstrar que, apesar das realidades diferentes, as crianças estão unidas pela mesma necessidade de brincar
Durante dois anos, entre 2012 e 2013, a educadora Renata Meirelles e o marido documentarista David Reeks percorreram o Brasil de Norte a Sul para tentarem compreender a cultura da infância no país. O casal visitou comunidades ruais, indígenas, grandes metrópoles, o sertão e o litoral, tentando descrever o Brasil através das brincadeiras dos mais novos, independentemente da idade e da classe social.
Os dois anos de filmagens resultaram no documentário Território do Brincar, que é uma co-realização com o Instituto Alana e produzido por Maria Farinha Filmes e Ludus Vídeos e Cultura.
No primeiro trailer do documentário é possível ver várias crianças a brincarem, muitas delas com objectos feitos por si, cumprindo um dos objectivos do casal: demonstrar que, apesar de pertencerem a realidades diferentes, as crianças estão unidas pela necessidade comum que é brincar.
A ante-estreia do documentário tem lugar dia 20 deste mês durante a abertura da segunda edição da Ciranda de Filmes, em São Paulo. Já a estreia oficial será no dia 28 de maio nesta cidade e também no Rio de Janeiro.
Além do documentário, o projecto inclui dois livros e duas séries infantis para televisão. Está também a decorrer uma exposição itinerante por todo o Brasil para divulgar oTerritório do Brincar.
. 1
Deixe uma resposta