dez-2016
Projeto Território do Brincar participa de Seminários das áreas da Educação e Cultura
No segundo semestre de 2016, o Projeto Território do Brincar esteve presente em diversos eventos da área da educação. Entre eles, destacamos nossa participação no Seminário ‘Se Essa Rua Fosse Minha’, organizada pelo Mapa da Infância Brasileira (MIB), em agosto de 2016.
O Movimento ‘Se essa rua fosse minha’ foi idealizado pelo grupo de ação ‘Escuta de crianças’, do MIB, e nasceu em defesa do direito da criança à cidade.
No Seminário, a educadora Renata Meirelles, que pesquisa o brincar há mais de 15 anos, compartilhou as suas experiências de campo. Ela, que viaja o Brasil com a família na busca por conhecer as diversas infâncias brasileiras, afirmou que para escutar as crianças é preciso haver cumplicidade e verdade na relação: “Viver a realidade do lugar é condição favorável à escuta. Quando estabelecemos uma relação verdadeira, criam-se propostas potentes”.
Entre os dias 24 e 26 de novembro participamos do II Seminário Internacional de Jogos Tradicionais e Lazer, que ocorreu em São Paulo, na Faculdade de Educação Física da USP. Renata Meirelles, coordenadora do Projeto Território do Brincar, dividiu a mesa ‘Gestos do Brincar’ com a educadora Sandra Eckschmidt, que compõe o conselho inspirador do Projeto.
Em dezembro, Renata Meirelles ministrou um curso para educadores na Secretaria Municipal de Jundiaí.
Veja fotos dos encontros ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ e ‘II Seminário Internacional de Jogos Tradicionais e Lazer’
. 0
Deixe uma resposta