jun-2015
Documentário “Território do Brincar” está em cartaz nos cinemas
A matéria pode ser lida no site do Instituto C&A ou a seguir:
São Paulo(SP) – O Instituto Alana e a produtora Maria Farinha Filmes acabam de lançar o documentário Território do Brincar. Com cerca de 90 minutos de duração, o filme tem direção dos educadores e documentaristas Renata Meirelles e David Reeks e retrata brincadeiras infantis em diferentes realidades brasileiras.
A produção é fruto de uma pesquisa feita por Meirelles e Reeks durante 21 meses de expedição pelo Brasil. As filmagens foram realizadas entre abril de 2012 e dezembro de 2013, com o intuito de registrar e difundir as sutilezas da espontaneidade do brincar na perspectiva da criança.
Renata é uma das autoras do Guia do Voluntário 2014 do Instituto C&A sobre o tema do brincar e fundadora do projeto Mapa do Brincar, do jornal A Folha de S. Paulo.
O roteiro da viagem incluiu comunidades rurais, indígenas e quilombolas, grandes metrópoles, o sertão e o litoral. Entre os locais visitados estão os municípios de Abadia (MG); Acupe (BA); Aldeia Indígena Panará (PA); Alto Santa Maria (ES); Araçuaí (MG); Córrego da Velha de Baixo (MG); Costa da Lagoa (SC); Cururupu (MA); Entre Rios (MA); Jaguarão (RS); Oiteiros (MA); São Gonçalo do Rio das Pedras (MG); São Luís (MA); e São Paulo (SP).
O filme está em cartaz nos cinemas de nove capitais brasileiras durante o mês de junho. O trailer do filme está disponível no link https://territoriodobrincar.com.br/longa-metragem-territorio-do-brincar/
O trabalho de pesquisa de Renata e Reeks também dará origem a dois curta-metragens voltados a educadores, três livros, duas séries para televisão e uma exposição itinerante.
. 7
Que maravilhoso está proposta do Instituto Aluna.PARABÉNS,!