• pt-br

10
nov-2016

VIDEOCONFERÊNCIA #8: CRIANÇAS, FESTAS E MANIFESTAÇÕES POPULARES

Texto: Carolina Prestes | Fotos: Vilma Silva | Vídeo: Interrogação Filmes

No último dia 3 de novembro de 2016 ocorreu o oitavo encontro da série ‘Diálogos do Brincar’. Correalizada pelo Projeto Território do Brincar e pelo Instituto Alana, a iniciativa tem periodicidade mensal e busca travar discussões sobre temas que tocam a infância, a educação e o brincar.

O tema ‘Crianças, Festas e Manifestações Populares’ foi debatido pela educadora e pesquisadora Soraia Chung Saura.

No bate-papo, mediado por Renata Meirelles, coordenadora do Projeto Território do Brincar, Soraia destacou que a festa, como fenômeno social, é uma prática cotidiana, presente em diferentes territórios, tempos e povos: “A festa é um fenômeno muito alegre, está em todo o lugar, na vida de todos nós. Desde que o homem é homem há reuniões para celebrar e isso situa a festa num lugar que é anterior à cultura, e que tem a ver com o humano”.

A pesquisadora falou sobre a potente vivência comunitária propiciada pelas festas e como cada membro da comunidade, nestes momentos de celebração, encontra o seu lugar e o seu papel, tanto no preparo como na vivência da festa.

“As festas apresentam um conteúdo simbólico, uma narrativa que fica evidente em suas imagens. As celebrações trabalham com a dimensão humana que nos atravessa – a dor, a morte, o medo, o nascimento, a perda. Ao viver a festa, elaboramos a nossa própria experiência humana de vida. E nesse sentido, é muito importante esse contato com as festas e suas imagens”, afirmou Soraia.

Se você não conseguiu assistir o bate-papo ao vivo, confira agora!

 

 

14971804_1779564342316580_1881097714_n
14997199_1779564292316585_2138778446_n
 likes
Share this post:
  • […] o assunto, como a professora Soraia Chung Saura, da USP. Ela foi convidada para debater o tema Crianças, Festas e Manifestações Populares na 8a. videoconferência da série Diálogos do Brincar, iniciativa correalizada pelo Projeto […]

  • Adorei a postagem e o seu blog!
    Muito obrigada pelas dicas!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Palavras: 284

    Archives

    > <
    Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
    Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec