• pt-br

01
mai-2016

Texto: Carolina Prestes | Fotos: Renata Franco | Vídeo: Interrogação Filmes

No último dia 28 de abril de 2016 ocorreu o terceiro encontro da série ‘Diálogos do Brincar’. Correalizada pelo Projeto Território do Brincar e pelo Instituto Alana, a iniciativa tem periodicidade mensal e busca travar discussões sobre temas que tocam a infância, a educação e o brincar.

O tema ‘A voz da criança’ foi debatido pela antropóloga e educadora Adriana Friedmann. Especialista, palestrante e consultora nas temáticas da infância e do brincar, Adriana também fundou e coordena o MIB (Mapa da Infância Brasileira) e o NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento).

No bate-papo, que teve duração de 1h e contou com a participação de internautas de diversas regiões do país, Adriana comentou sobre como podemos ouvir e acolher as diversas linguagens e expressões da infância.

“Antes de tudo, precisamos oferecer às crianças tempo e espaço para que elas possam se expressar”, afirmou a especialista, destacando que escutar a criança vai muito além do verbal: “as artes e a cultura podem nos ajudar nesta escuta, pois trazem a diversidade das linguagens: as expressões plásticas, o corpo e o movimento também dizem muito”.

Adriana pontuou também a Antropologia e a Psicologia como áreas que podem servir de bússola para adentrarmos o labirinto que é o universo da criança.

Questionada por um internauta sobre qual o papel do adulto nesta relação de escuta com as crianças, a especialista destacou: “O adulto precisa sair desse lugar que prega, que ensina, e colocar-se no lugar do ouvinte, do aprendiz, no lugar de quem brinca junto”. E falou sobre a importância do educador ter sensibilidade para perceber os temas que emergem das próprias crianças e descobrir maneiras de trabalhar tais temas: “Se vejo que as crianças são muito corporais, quais espaços posso oferecer a elas?”.

Se você não conseguiu assistir o bate-papo ao vivo, confira agora! E programe-se para o próximo, dia 24/05, sobre o tema ‘O tempo da Criança’, com Luiza Lameirão, educadora e conselheira do Projeto Território do Brincar.

 

 

_MG_7326_trat_MG_7378_trat

_MG_7354_trat

8

 likes
Share this post:

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec