• pt-br

01
maio-2016

Texto: Carolina Prestes | Fotos: Renata Franco | Vídeo: Interrogação Filmes

No último dia 28 de abril de 2016 ocorreu o terceiro encontro da série ‘Diálogos do Brincar’. Correalizada pelo Projeto Território do Brincar e pelo Instituto Alana, a iniciativa tem periodicidade mensal e busca travar discussões sobre temas que tocam a infância, a educação e o brincar.

O tema ‘A voz da criança’ foi debatido pela antropóloga e educadora Adriana Friedmann. Especialista, palestrante e consultora nas temáticas da infância e do brincar, Adriana também fundou e coordena o MIB (Mapa da Infância Brasileira) e o NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento).

No bate-papo, que teve duração de 1h e contou com a participação de internautas de diversas regiões do país, Adriana comentou sobre como podemos ouvir e acolher as diversas linguagens e expressões da infância.

“Antes de tudo, precisamos oferecer às crianças tempo e espaço para que elas possam se expressar”, afirmou a especialista, destacando que escutar a criança vai muito além do verbal: “as artes e a cultura podem nos ajudar nesta escuta, pois trazem a diversidade das linguagens: as expressões plásticas, o corpo e o movimento também dizem muito”.

Adriana pontuou também a Antropologia e a Psicologia como áreas que podem servir de bússola para adentrarmos o labirinto que é o universo da criança.

Questionada por um internauta sobre qual o papel do adulto nesta relação de escuta com as crianças, a especialista destacou: “O adulto precisa sair desse lugar que prega, que ensina, e colocar-se no lugar do ouvinte, do aprendiz, no lugar de quem brinca junto”. E falou sobre a importância do educador ter sensibilidade para perceber os temas que emergem das próprias crianças e descobrir maneiras de trabalhar tais temas: “Se vejo que as crianças são muito corporais, quais espaços posso oferecer a elas?”.

Se você não conseguiu assistir o bate-papo ao vivo, confira agora! E programe-se para o próximo, dia 24/05, sobre o tema ‘O tempo da Criança’, com Luiza Lameirão, educadora e conselheira do Projeto Território do Brincar.

 

 

_MG_7326_trat_MG_7378_trat

_MG_7354_trat

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palavras: 391

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec