• pt-br

22
fev-2016

Texto: Carolina Prestes | Fotos: Renata Franco | Vídeo: Interrogação Filmes

No último dia 18 de fevereiro de 2016 teve início a série ‘Diálogos do Brincar‘. Correalizada pelo Projeto Território do Brincar e pelo Instituto Alana, a iniciativa ocorrerá uma vez por mês (entre fevereiro e novembro), na busca por travar discussões sobre temas que tocam a infância, a educação e o brincar.

A primeira videoconferência do ano, ‘Um olhar para o brincar‘, teve a participação da educadora Renata Meirelles e do documentarista David Reeks, coordenadores do Território do Brincar.

No bate-papo, que foi mediado por Ana Claudia Leite, diretora de Educação do Instituto Alana, a dupla contou como o Projeto compreende o brincar, trazendo imagens da pesquisa de campo que realizou ao longo de 2 anos, em diversas regiões do país, com a perspectiva de conhecer a criança a partir dela mesma.

O Projeto Território do Brincar está focado no olhar. Como olhamos para as crianças? E o que entendemos sobre o brincar a partir daquilo que enxergamos? Devemos aprender a olhar para o espontâneo da criança, assim descobriremos a sua verdadeira potência.”, afirma Renata.

Também houve um momento de interação com a plateia e com os internautas, que participaram com comentários e perguntas. O tema da tecnologia e do consumo foi recorrente: “Como lidar com a criança que não quer brincar mais? Meu filho não se interessa mais pelas brincadeiras neste mundo tão virtual.“, questionou uma das internautas.

David provocou, atentando à necessidade de olharmos para as experiências que estamos oferecendo às crianças: “Criança se inspira facilmente. O mundo virtual é encantador – foi desenhado para manter a criança ali, na tela – mas criança é facilmente inspirada. Se o adulto mostrar outras possibilidades, ela irá se interessar e se envolver. Precisamos quebrar a rotina que o mundo virtual estabelece.”

Na sequência, Renata ressaltou que o Projeto procura desconstruir o discurso de que “crianças não sabem mais brincar’: “crianças brincam sim! E brincam muito“, enfatizou a educadora.

Se você não conseguiu assistir o bate-papo ao vivo, confira agora! E programe-se para o próximo, dia 31/03, sobre o tema ‘Criança e Natureza’, com Gandhy Piorski, pesquisador das práticas da criança e conselheiro do Projeto Território do Brincar.

 

 

IMG_7310_trat

IMG_7324_trat

IMG_7338_trat

18

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palavras: 409

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec