• pt-br

22
fev-2016

Texto: Carolina Prestes | Fotos: Renata Franco | Vídeo: Interrogação Filmes

No último dia 18 de fevereiro de 2016 teve início a série ‘Diálogos do Brincar‘. Correalizada pelo Projeto Território do Brincar e pelo Instituto Alana, a iniciativa ocorrerá uma vez por mês (entre fevereiro e novembro), na busca por travar discussões sobre temas que tocam a infância, a educação e o brincar.

A primeira videoconferência do ano, ‘Um olhar para o brincar‘, teve a participação da educadora Renata Meirelles e do documentarista David Reeks, coordenadores do Território do Brincar.

No bate-papo, que foi mediado por Ana Claudia Leite, diretora de Educação do Instituto Alana, a dupla contou como o Projeto compreende o brincar, trazendo imagens da pesquisa de campo que realizou ao longo de 2 anos, em diversas regiões do país, com a perspectiva de conhecer a criança a partir dela mesma.

O Projeto Território do Brincar está focado no olhar. Como olhamos para as crianças? E o que entendemos sobre o brincar a partir daquilo que enxergamos? Devemos aprender a olhar para o espontâneo da criança, assim descobriremos a sua verdadeira potência.”, afirma Renata.

Também houve um momento de interação com a plateia e com os internautas, que participaram com comentários e perguntas. O tema da tecnologia e do consumo foi recorrente: “Como lidar com a criança que não quer brincar mais? Meu filho não se interessa mais pelas brincadeiras neste mundo tão virtual.“, questionou uma das internautas.

David provocou, atentando à necessidade de olharmos para as experiências que estamos oferecendo às crianças: “Criança se inspira facilmente. O mundo virtual é encantador – foi desenhado para manter a criança ali, na tela – mas criança é facilmente inspirada. Se o adulto mostrar outras possibilidades, ela irá se interessar e se envolver. Precisamos quebrar a rotina que o mundo virtual estabelece.”

Na sequência, Renata ressaltou que o Projeto procura desconstruir o discurso de que “crianças não sabem mais brincar’: “crianças brincam sim! E brincam muito“, enfatizou a educadora.

Se você não conseguiu assistir o bate-papo ao vivo, confira agora! E programe-se para o próximo, dia 31/03, sobre o tema ‘Criança e Natureza’, com Gandhy Piorski, pesquisador das práticas da criança e conselheiro do Projeto Território do Brincar.

 

 

IMG_7310_trat

IMG_7324_trat

IMG_7338_trat

17

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec