• pt-br

02
maio-2017

CINEASTAS ESTELA RENNER E RENATA MEIRELLES NESTA QUINTA NO CINE CPFL EM CAMPINAS

A MATÉRIA PODE SER LIDA NO  BLOG NA LÍNGUA DA JU  OU A SEGUIR:

Nesta quinta-feira, 27/04, a partir das 18 horas, no Instituto CPFL, as cineastas Estela Renner e Renata Meirelles realizam debate que acontece ao final da projeção do longa-metragem “Território do Brincar”, dirigido por David Reeks e Renata Meireles, que tem início às 19 horas, com entrada franca.
O longa-metragem faz parte do Projeto Território do Brincar, uma parceria com o Instituto Alana, que mapeou, entre abril de 2012 e dezembro de 2013, as muitas formas de brincar em comunidades rurais, indígenas, quilombolas, das grandes metrópoles, do sertão e do litoral.
A educadora Renata Meirelles, coordenadora do projeto, conta que uma das propostas é aproximar o adulto do universo infantil. “Quando a gente opta olhar o brincar, a gente opta por trazer o que há de mais belo e potente na infância. Com o filme, a gente quer aproximar as pessoas do que há de mais potente no ser humano e relembrar isso para os adultos”.
Outra ideia do projeto, diz Renata, é mostrar a diversidade do Brasil a partir das crianças. “O que a gente gostaria com esse filme e com o projeto em geral é espelhar a beleza que somos como país e como pessoas. A importância do filme é a escuta da criança para que ela nos espelhe tudo isso”, disse a educadora, que fez o filme em parceria com o marido, o documentarista David Reeks.
 
Estela Renner:
Diretora, roteirista e co-fundadora da Maria Farinha Filmes. Estela Renner morou durante sete anos nos Estados Unidos, onde fez Mestrado em Motion Pictures e trabalhou escrevendo e dirigindo Sitcoms. De volta ao Brasil, passou a dedicar seu trabalho a ajudar a promover mudanças sociais e ambientais através obras audiovisuais. Estela escreveu e dirigiu “Muito Além do Peso”, documentário sobre a epidemia de obesidade infantil, e “Criança: a Alma do Negócio”, sobre os efeitos da propaganda dirigida às crianças. Ambos foram assistidos por mais de dois milhões de pessoas, e tiveram influência na mudança de políticas públicas. Para a TV Globo, Estela co-criou e dirigiu 10 dos 25 episódios da série “Jovens Inventores”, sobre adolescentes carentes que criaram algo para melhorar a vida das suas comunidades. A série vai ao ar aos sábados, e atinge mais de 23 milhões de pessoas. Como roteirista, Estela também escreveu para a TV Globo a ficção “Ela Faz Cinema”, e para a Fox Internacional, o longa-metragem de animação Lino. Em 2016, lança mais um documentário escrito e dirigido por ela – “O Começo da Vida” – sobre a importância das relações humanas nos primeiros anos de vida de cada pessoa.
Renata Meirelles
Há 16 anos a educadora Renata Meirelles vem se aproximando da criança brasileira divulgando seus mais genuínos saberes. Desde 2000, desenvolve projetos com o documentarista David Reeks. Juntos desenvolveram o Projeto BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica quando percorreram 16 comunidades indígenas e ribeirinhas.

A partir desse projeto, produziu diversos filmes de curta-metragem premiados em festivais de cinema, o livro “Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil”, vencedor do Prêmio Jabuti, e algumas exposições relacionadas.

Serviço:

Cine CPFL – “Território de Brincar”
Data: 27 de abril
Horário: 19 horas com entrada gratuita
Debate: Cineastas Estela Renner e Renata Meirelles a partir das 18 horas
Local: Instituto CPFL

Endereço: Endereço: R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP
Telefone: (19) 3756-8000
 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec