• pt-br

11
maio-2015

Brincar não tem idade nem classe social

A matéria pode ser lida no site Sábado ou a seguir:

Território do Brincar é um documentário brasileiro que pretende demonstrar que, apesar das realidades diferentes, as crianças estão unidas pela mesma necessidade de brincar

Durante dois anos, entre 2012 e 2013, a educadora Renata Meirelles e o marido documentarista David Reeks percorreram o Brasil de Norte a Sul para tentarem compreender a cultura da infância no país. O casal visitou comunidades ruais, indígenas, grandes metrópoles, o sertão e o litoral, tentando descrever o Brasil através das brincadeiras dos mais novos, independentemente da idade e da classe social.
Os dois anos de filmagens resultaram no documentário Território do Brincar, que é uma co-realização com o Instituto Alana e produzido por Maria Farinha Filmes e Ludus Vídeos e Cultura.
No primeiro trailer do documentário é possível ver várias crianças a brincarem, muitas delas com objectos feitos por si, cumprindo um dos objectivos do casal: demonstrar que, apesar de pertencerem a realidades diferentes, as crianças estão unidas pela necessidade comum que é brincar.

A ante-estreia do documentário tem lugar dia 20 deste mês durante a abertura da segunda edição da Ciranda de Filmes, em São Paulo. Já a estreia oficial será no dia 28 de maio nesta cidade e também no Rio de Janeiro.

Além do documentário, o projecto inclui dois livros e duas séries infantis para televisão. Está também a decorrer uma exposição itinerante por todo o Brasil para divulgar oTerritório do Brincar.

 

 

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec