Conteúdo Principal
  • pt-br
  • en
  • es
Seção Artigo
section

DOCUMENTÁRIO

01-documentario

A parceria do Território do Brincar e as Escolas foi realizada através de videoconferências mensais com temas organizados pela equipe do Território do Brincar, encontros no Instituto Alana com palestrantes convidados e um projeto de pesquisa realizado em cada escola parceira sobre a brincadeira de casinha. Estas atividades foram registradas em um documentário que será lançado em 2015, com o objetivo de compartilhar o caminho de reflexão e diálogo entre as Escolas e o Território do Brincar. Está disponível na íntegra no YouTube e pode ser assistido aqui.

LIVRO GIRAMUNDO

04-giramundo

Brinquedos e brincadeiras artesanais ou ao ar livre são o foco deste livro, no qual a autora descreve e mostra com desenhos e fotografias a maneira de brincar em vários cantos do Brasil. Resultado de uma pesquisa realizada durante vários anos em diversas regiões do Brasil, a autora também mostra neste livro que brincar independe de recursos materiais e que brinquedos são construídos das mais diversas formas nos muitos cantos do país.

A educadora Renata Meirelles, pesquisa brinquedos e brincadeiras pelo Brasil desde 1994 e repassa o que aprendeu em livros, vídeos, palestras, cursos e oficinas. Ela é idealizadora do Projeto BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica, que resultou no livro Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil, e do Projeto Território do Brincar, desenvolvido em parceria com o Instituto Alana, com o qual ela, seu marido David Reeks e os dois filhos pequenos passaram dois anos na estrada, entre 2011 e 2013, registrando os mais diversos contextos do brincar no país.

LIVRO COZINHANDO NO QUINTAL

02-cozinhando-no-quintal

Em outubro de 2014 foi lançado o livro Cozinhando no quintal (Editora Terceiro Nome). Escrito pela educadora Renata Meirelles, idealizadora do Território do Brincar, o livro nasceu a partir da experiência vivida por Renata e pelo documentarista David Reeks, ao percorrem, ao longo de dois anos, diversas regiões brasileiras registrando o brincar livre de crianças de diferentes contextos e realidades.

Cozinhando no Quintal retrata a poética da infância a partir da brincadeira de comidinha feita por crianças de diversas regiões do Brasil.

SÉRIE DE TV

05-serie

Um convite para brincar, trocar, vivenciar brincadeiras, festejos populares, fazeres e saberes da infância brasileira. De criança para criança. É esta a proposta da série infantil para TV do Projeto Território do Brincar.

Com linguagem simples e poética, que costura figuras animadas e locuções infantis à forma documental, a série leva ao público infantil a magia, alegria e potência do brincar da criança brasileira.

EXPOSIÇÃO TERRITÓRIO DO BRINCAR

03-exposicao

Gestos que contam histórias, que constroem uma linguagem própria do brincar e nos apresentam a nós mesmos. Fruto da pesquisa do Projeto Território do Brincar, a exposição itinerante do Território do Brincar apresentou, em 2014, uma maneira de olhar para a criança atual, através de vídeos, fotos, áudios e brinquedos.

Mais do que um inventário de brinquedos e brincadeiras de diversas regiões brasileiras, a exposição se propôs a se aproximar de quem brinca e como se brinca.

LIVRO DIÁLOGO COM ESCOLAS

capa-livro-

Este material é um convite para aprofundarmos o olhar sobre a infância, a educação e o brincar. Durante dois anos o Território do Brincar visitou diferentes comunidades (rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral) e dialogou com seis escolas brasileiras. Compostos por filmes e textos, o material sintetiza grande parte deste diálogo e inspira educadores a potencializarem o brincar dentro e fora da escola.

O livro traz textos escritos pelos conselheiros e equipe do Projeto, a saber: Adriana Friedmann, Ana Claudia Arruda Leite, Ana Lúcia Vilella, David Reeks, Fernanda Heinz Figueiredo, Gandhy Piorsky, Luiza Lameirão, Marcos Ferreira Santos, Renata Meirelles, Sandra Eckschmidt, Soraia Chung Saura e Ute Cramer. A publicação é composta pelos DVDs “Território do Brincar: diálogo com escolas” e “Coletâneas de Curtas”.

Palavras: 702