Conteúdo Principal
  • pt-br
  • en
  • es
Seção Artigo
section

adriana_friedmannAdriana Friedmann
Doutora em Antropologia, mestre em Educação e Pedagoga. Especialista, palestrante e consultora nas temáticas da infância e do brincar. Criadora e coordenadora do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento). Coordenadora e docente de cursos de Pós Graduação. Autora de vários livros na área, dentre eles, “Linguagens e culturas infantis”, “O desenvolvimento da criança através do brincar” e “A arte de brincar”.

cacauAna Claudia Arruda Leite
Pedagoga, Mestre em Ciências Sociais da Educação (PUC-SP) e especialista em infância e juventude (CLACSO/UNESCO). Atua há 15 anos na área de educação, com foco na infância e no desenvolvimento comunitário. Experiência em formação, gestão e assessoria a projetos socioeducativos. Coordenadora de Educação do Instituto Alana, membro do Grupo Gestor da Rede Nacional Primeira Infância e do Conselho Consultivo da Aliança pela Infância. Co-autora do livro Estudos e Reflexões de Lóczy, Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (2011) e coordenadora do Curso de Pós-Graduação “Infância, educação e desenvolvimento social” no Instituto Singularidades.

anaAna Lúcia Villela
Formada em Pedagogia, com mestrado em Psicologia da Educação pela PUC/SP. É conselheira de instituições do terceiro setor como Conectas Direitos Humanos, Itaú Cultural, Akatu e Instituto Brincante. Fundou e preside o Instituto Alana, organização sem fins lucrativos cuja missão é honrar a criança. Também é membro da rede de empreendedores sociais da Ashoka.

 fernandaFernanda Heinz Figueiredo
Com seu primeiro longa, o filme Sementes do Nosso Quintal, sente ter realizado um “doutorado” de corpo vivido em produção audiovisual por conta do mergulho profundo durante 4 anos filmando e convivendo com as crianças, os professores, a comunidade e Therezita Pagani na Te-Arte, sua primeira escola, e atual escola de suas filhas.

luizaLuiza Helena Tannuri Lameirão
Pedagoga, professora. Trabalha com a Pedagogia Waldorf com formação de professores e educadores para iniciativas sociais. Coordenadora do Centro de Formação de Professores Waldorf. Docente convidada em diversos cursos de fundamentação em Pedagogia Waldorf no Brasil, cursos de pós- graduação e formação. Autora do livro “Criança Brincando! Quem a educa?” e de artigos em publicações da Aliança pela Infância.

marcosMarcos Ferreira
Professor de mitologia, folklorista e arte-educador, livre-docente da faculdade de educação da USP, professor visitante de universidades na Espanha e América Latina, cultivador de bonsai tropical e penjing. Autor dos livros: “Crepusculário”, “Antropolíticas da Educação”, “Aproximações ao Imaginário”, “Cantiga leiga para um rio seco e outras mitologias”, entre outros.

 sandraSandra Eckschmidt
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora da Escola De Educação Infantil Casa Amarela e da Formação em Pedagogia Waldorf de Florianópolis. Atua na área da infância, do brincar, educação infantil e narrativas autobiográficas sobre a infância. Pesquisadora do Núcleo Infância Cultura e Arte. (NICA/UFSC)

soraiaSoraia Chung Saura
Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2001). Mestrado e Doutorado direto em Antropologia do Imaginário pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (2008). Professora Doutora no Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo.(2010). Desenvolve pesquisas na área do movimento humano (lazer, atividade física e esporte) com ênfase em filosofia e antropologia.

uteUte Else Ludovike Craemer
Membro ativo da Sociedade Antroposófica no Brasil. Co-fundadora
da Escola Oficina-Social, Aliança pela Infância no Brasil, Alliance
for Childhood no Japão e Nova Zelândia. Conselheira do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (CONPAZ) em São Paulo. Conselheira de projetos da Fundação Mahle.
Tem trabalhos publicados em português, alemão, inglês e espanhol; incluindo livros, relatos, material didático e ensaios.
É palestrante sobre pedagogia e questão social; no Brasil, Europa, Estados Unidos, Japão, Coréia e Nova Zelândia.

Palavras: 685