• pt-br

06
set-2017

‘Terreiros do Brincar’ é exibido em evento na USP

‘Terreiros do Brincar’ é exibido em evento na USP

O filme “Terreiros do Brincar”, dirigido por Renata Meirelles e David Reeks, foi apresentado no último dia 30 de agosto para os alunos da Faculdade de Educação Física e Esportes da USP. A exibição foi seguida de uma palestra com Renata, que também é coordenadora do programa Território do Brincar.

A obra, que estreou nos cinemas em maio deste ano, exemplifica a relação entre brincadeira e cultura em quatro estados brasileiros, a partir de um material coletado para a produção do longa-metragem “Território do Brincar”. Ambos os filmes foram produzidos pelo Alana e pela Maria Farinha Filmes e estão disponíveis gratuitamente na plataforma Videocamp.

No evento, Meirelles revelou os bastidores da produção do longa “Terreiros do Brincar” e do curta “Waapa”, lançados em 2017.  “Nas gravações, a pergunta  que os adultos nos faziam era sempre a mesma: ‘por que vocês vieram aqui? As crianças não brincam mais!’. Não dava cinco minutos, a gente encontrava a criançada brincando.”

Para Renata, tudo é uma questão de abordagem: “Uma coisa é você chegar para uma criança e pedir para ela explicar a brincadeira. Outra é chegar e se dispor a brincar junto com ela”, explica. Além disso, ela acredita que o distanciamento das crianças do ato de brincar está vinculado aos excessos. “Nós estamos enchendo os pequenos de coisas que são unicamente materiais”, alerta a diretora.

Nas escolas visitadas durante as gravações, uma das maiores reclamações dos docentes de Educação Física, era relacionada à falta de estrutura para as aulas. Havia professores que criticavam, por exemplo, o fato de não ter na escola uma quadra de esportes, o que, para as crianças, não parecia fazer falta. “Elas brincavam com qualquer coisa, corriam, jogavam amarelinha… E os professores, chorando as pitangas”, relembra.  

Renata formou-se pela USP em Educação Física em 1994. Em seu trabalho de conclusão de curso, ela já procurava oferecer um olhar mais apurado para a brincadeira. O tema escolhido para o projeto final foi “A educação física em escolas rurais”. Para a pesquisa, ela visitou diversas comunidades rurais do Estado de São Paulo. “A intenção era mostrar que a Educação Física não era pensada para ser diversa. Era planejada para ser executada em um único espaço e para um único tipo de pessoa”, conta.

Na época, no entanto, ela recebeu duras críticas de seus avaliadores.  “Disseram que o trabalho não era tema de credibilidade científica para a área de Educação Física e que a USP não iria dar essa chancela de qualidade.”

Confira o trailer do filme ”Terreiros do Brincar” e organize sua exibição pública via VIDEOCAMP!

 

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec