• pt-br

27
ago-2018

Giramundo é lançado em versão digital

Reunindo mais de 30 brinquedos e brincadeiras artesanais ou ao ar livre de diversas regiões do Brasil, o livro Giramundo, escrito por Renata Meirelles, foi lançado em 2007 pela editora Terceiro. Em 2018, reafirmando sua relevância, a edição é atualizada para a versão e-book e pode ser baixada pelo site da Amazon.

A publicação ­– ganhadora do Prêmio Jabuti 2008 ­– revela a partir de desenhos, cantigas, fotografias e pequenas descrições e narrativas um pouco da maneira de brincar em vários cantos do país, principalmente da Amazônia. Renata, no entanto, logo no texto de apresentação do livro faz uma ressalva: “As ilustrações e o ‘modo de fazer’ cada uma dessas atividades são recursos que nos ajudam a memorizar e conhecer novos gestos, versos e objetos. Mas que ninguém se iluda: brincar não tem receita. Conhecer enunciados está longe de garantir alegria. Brincar exige entrega, leveza, espontaneidade, ação”.

Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil foi resultado de uma extensa pesquisa realizada por Renata Meirelles e David Reeks e que deu origem também ao projeto BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica e anos depois ao projeto do longa-metragem Território do Brincar, em parceria com o Instituto Alana.

Clique aqui e baixe Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil.

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec