• pt-br

20
mar-2014

Pista de Tampinhas

Localidade: Acupe – BA

 _2494666430

Ninguém marcou hora, combinou nada ou tampouco planejou o que iria fazer. A brincadeira surgiu do encontro desses meninos de idades diferentes e desejos iguais.

O Vitor se encarregou de buscar os pauzinhos e o Luiz Fernando trouxe o caco de telha, riscaram o chão e a pista ficou pronta em menos de três minutos, já com os carrinhos (tampinhas de garrafa) a postos para a partida.

Jogadores e espectadores ficam atentos ao mínimo deslize de quem está jogando. As regras são claras e não há tolerância alguma ao mínimo erro cometido.

_5125189544

Dentre as manobras há uma em que é permitido ao jogador recolocar a tampinha em melhor posição de lançamento, porém, na condição de que se diga: “Com licença!”. Mesmo sem que ninguém responda a essa permissão, o jogador não pode fazer esse gesto sem esse pedido.

As regras são simples:

– Desenham no chão uma pista com curvas, retas e pontes aleatoriamente. Cada dia a pista muda de desenho, segue novos caminhos. O desenho pode variar, mas as regras não variam.

– Cada jogador tem o direito de dar três petelecadas por jogada.

_1334601420

– Ao cair nos espaços marcados por um quadrado com um “X” dentro (“bombas”) o jogador deve retornar ao início da pista. Esses espaços também são desenhados aleatoriamente.

– Caso a tampinha saia das dimensões da pista, o jogador também deve voltar para o início.

– Deve-se desenhar também um quadrado com o número 10 dentro. Ao cair nesse quadrado, o jogador ganha 10 vidas, ou seja, terá o direito a dar 10 petelecadas. Além disso, caso o jogador erre enquanto estiver usando suas 10 chances, não precisará retornar ao início da pista e sim ao quadrado com o número 10.

– Os obstáculos que devem ser evitados durante o percurso são: bombas – quadrado com um “X” dentro, buraco negro – um furo no chão e sair dos limites da pista. Cair nesse obstáculos significa voltar ao início do jogo.

_3510809650

– Além desses obstáculos, há também rampas – monte de areia elevada que dificulta a jogada e curvas acentuadas.

– O vencedor é aquele que chegar primeiro ao término da pista batendo sua tampinha na telha.

Textos e fotos: Renata Meirelles

29

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec