• pt-br
  • en
  • es

IMG_1812 Abadia é terra de gente sabedora de rezas, folias de reis, cantigas de roda, de fazer pão e biscoito no forno a lenha. Abadia é terra de casas acumulando tempo, de vagalumes tão sociáveis que vão no dedo e no nariz da gente. É lugar onde fazer carrinhos de madeira, bichinhos de frutas, bonecas de pano, pião de sementes, puxar versos e estilingar passarinhos é coisa de sempre.

_8557781866

_0011713173

Há uns 6 anos atrás passeando pelo Vale do Jequitinhonha – MG, visitamos Abadia. Sabíamos que essa era uma das muitas comunidades que fazem parte do Programa de Casinhas de Cultura, que conhecemos através do brincante Adelsin. A Casinha de Cultura é um projeto de valorização da cultura local, que faz parte do Fundo Cristão para as Crianças e realizado em parceria com entidades locais desde a década de 90. Queríamos muito conhecer esse programa e escolhemos esse lugar para ir. Foi um encontro e tanto.

Agora com o Projeto Território do Brincar resolvemos rever os amigos que fizemos por lá e nos aprofundarmos nas brincadeiras das crianças de Abadia, que tem hoje aproximadamente 300 habitantes e é comunidade rural do município de Carbonita (à 130 km de Diamantina).

Estivemos brincando com as crianças na escola, na Casinha de Cultura, debaixo das árvores, no rio, no nosso quintal, na praça, no morro, conhecendo e ensinando brincadeiras nesse intenso vai e vem de saberes.

Durante nossa estadia fizemos algumas exibições de filmes na igreja e no nosso quintal, convidando adultos e crianças para compartilhar o que temos visto nesse caminho atrás da brincadeira.

135881126113588112614355278934_420x300

IMG_2067

Nessa temporada em Abadia recebemos a visita da jornalista Eliza Capai que veio captar imagens do Território do Brincar em ação para produzir um documentário sobre o Projeto, exibido na TV Futura em outubro de 2013. Para assistir, clique aqui ou no vídeo abaixo.

O nosso muito obrigado a todos de Abadia que nos receberam com muitos biscoitos, requeijão caseiro, e um delicioso café de coador, mas em especial as nossas antigas amigas, Aparecida e a Luciana, que tanto se empenharam em nos receber.

Texto e fotos: Renata Meirelles

 likes
Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec