• pt-br

23
out-2017

Diálogos do Brincar #13: O brincar no território urbano com Beatriz Goulart

Texto e fotos: Fernanda Peixoto Miranda e Raphael Preto  | Vídeo: Interrogação Filmes

No dia 5 de outubro, aconteceu o 13º encontro da série Diálogos do Brincar, com o tema “O brincar no território urbano”. A conversa, realizada no auditório do Alana, em São Paulo, contou com a presença da arquiteta e urbanista Beatriz Goulart, diretora do centro de pesquisas e projetos Cenários Pedagógicos e diretora do Projeto ÂncoraNo encontro, mediado por Renata Meirelles, coordenadora do programa Território do Brincar, Beatriz comentou sobre a urgência de considerar a infância nas decisões e no planejamento das cidades. “Há vários caminhos a seguir. É importante entender o que a criança quer, mas é igualmente fundamental entender como ela já ocupa ou não os espaços.

Desconstruir obviedades é considerado por ela um ponto de partida para que o espaço comum possa, de fato, ser acolhedor à criança. Por isso, para a arquiteta, é preciso romper a chamada lógica funcionalista da arquitetura e de outras áreas que interferem na cidade. “Temos um modelo que é muito relacionado com medidas, números, materiais. O processo de escuta da criança ainda está muito instrumentalizado”.

A brincadeira, portanto, é fundamental para que as relações na e com a cidade sejam ressignificadas e transformadas em conexões mais humanizadas. “O jeito que você se vincula mais rápido ao território é brincando nele. Será que a gente não pode ir além e pensar no espaço urbano como algo que nos possibilite transcender?”, questionou.

Ela reconhece, entretanto, que a relação entre território, brincadeira e espaço  melhorou desde sua primeira incursão  na área, quando ainda estava na faculdade. “O controle social sobre essas questões aumentou, e a quantidade de publicações na área também. Tem muitas ONGs e movimentos sociais nessa batalha”, concluiu.

Para saber mais dessa importante conversa, assista:

 likes
Share this post:
  • Jairo Lima disse:

    Boa noite

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Palavras: 323

    Archives

    > <
    Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
    Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec